Reconhecimento reforça compromisso da unidade com a ética, a qualidade da assistência e o cuidado humanizado à população
.jpeg)
Foto: DIVULGAÇÃO / FMSA
A UPA Paulista, unidade da Rede Estadual de Saúde gerenciada pela Fundação Manoel da Silva Almeida / Hospital Maria Lucinda, foi reconhecida pelo Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) com a menção de honra ao mérito pelo trabalho desenvolvido por sua Comissão de Ética de Enfermagem, referente ao ano de 2024. Esta é mais uma homenagem para a unidade que destaca o compromisso da equipe com a ética profissional, a qualidade da assistência e o cuidado humanizado à população.
O reconhecimento aconteceu durante uma visita não programada do Coren-PE à unidade, realizada no dia 11 de abril, o que reforça ainda mais a legitimidade da honraria concedida. A inspeção teve como objetivo observar o funcionamento da Comissão de Ética de Enfermagem e as práticas adotadas no cotidiano assistencial.
%20(1).jpeg)
Foto: DIVULGAÇÃO / FMSA
A coordenadora de Enfermagem da UPA Paulista, Regina Ventura, celebrou a conquista como um marco para a unidade e uma valorização do trabalho desenvolvido coletivamente. “Essa homenagem do Coren-PE é um reconhecimento valioso que enche nossa equipe de orgulho. Ela evidencia o compromisso diário com a ética, o cuidado humanizado e a valorização dos profissionais de Enfermagem. Ter o trabalho da nossa Comissão de Ética destacado de forma tão positiva reforça nossa responsabilidade com a qualidade da assistência e fortalece ainda mais o engajamento de todos que fazem a UPA Paulista”, afirmou.
A Comissão de Ética de Enfermagem da UPA Paulista é formada pelas enfermeiras Iraneide Ursulino (presidente), Ana Carolina Monteiro (vice), Juliana Ramos e pelas técnicas Thaís Torres e Viviane Oliveira. O grupo atua com protagonismo na unidade, promovendo ações que alinham as práticas assistenciais aos princípios éticos da profissão. Entre suas atribuições estão auditorias internas, apoio técnico e emocional, orientação sobre dilemas éticos, treinamentos contínuos e elaboração de protocolos que garantem o respeito aos direitos dos pacientes.
“A equipe de Enfermagem recebeu a homenagem com entusiasmo, reconhecendo nela o reflexo de um trabalho baseado em valores como humanização, responsabilidade, ética, qualidade no atendimento e respeito mútuo. O espírito de colaboração entre os profissionais é considerado essencial para manter um ambiente de confiança, acolhimento e segurança – tanto para os pacientes quanto para os trabalhadores da unidade”, destacou uma das integrantes da Comissão, Juliana Ramos, que também é enfermeira na Unidade.
Segundo o Coren-PE, a Comissão de Ética da UPA Paulista exerce um papel essencial, com foco educativo e de escuta qualificada, e não fiscalizador. Atua orientando, instruindo e promovendo o diálogo, ajudando a equipe a refletir sobre suas condutas. Situações que não podem ser resolvidas internamente são encaminhadas ao Conselho.
“Esse trabalho é essencial para aproximar o Conselho da realidade das instituições e fortalecer a parceria com as unidades. A Comissão de Ética atua de forma concreta no dia a dia, e o certificado concedido à UPA Paulista é fruto desse esforço coletivo. É um reconhecimento pelo compromisso, seriedade e impacto positivo das ações realizadas. O acompanhamento do Núcleo de Acompanhamento das Comissões de Ética (Nace) comprova a efetividade do trabalho e reforça o merecimento da honraria”, destacou Marcos Antonio de Oliveira Souza, coordenador do Nace do Coren-PE.
FUNDAÇÃO MANOEL DA SILVA ALMEIDA (FMSA) / HOSPITAL MARIA LUCINDA - Com mais de 90 anos de atuação cumprindo a missão de oferecer saúde e bem-estar em Pernambuco, a Fundação gerencia sete UPAs (Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Caxangá, Engenho Velho, Paulista, Torrões, Nova Descoberta), além do Hospital Regional de Palmares e Hospital Ermírio Coutinho, em Nazaré da Mata.
0 Comentários